GOVERNANÇA DE INFORMAÇÃO – VOCÊ JÁ PENSOU NISSO?

 

Já parou para pensar qual é a maior fonte de renda de sua empresa, em especial se ela atua no ramo de varejo?

Se a resposta foi: seus clientes, você acertou!

E se seus clientes são sua maior fonte de recursos, por certo que as informações sobre eles e sobre seus processos internos são fundamentais para o bom desempenho de seu negócio.

Por esse motivo pensar na segurança das informações de sua empresa é indispensável, ainda mais em tempos em que os dados, na grande maioria das vezes, são armazenados e compartilhados online na Internet.

Atualmente diz-se que “data is the new oil”, ou seja, “informação é o novo petróleo”, isso para expressar o valor das informações nos dias atuais, não à toa empresas como Google e Facebook analisam os interesses de seus usuários e disponibilizam essas informações a seus anunciantes para direcionar anúncios e propagandas.

Pensar que esse assunto é de exclusiva responsabilidade de Técnicos de Informática é uma ilusão, isso porque eles são responsáveis pela parte operacional de sistemas e mecanismos de proteção, mas o trabalho deles não suprime a importância do treinamento de seus colaboradores e parceiros comerciais que façam uso de seus sistemas.

As informações são produzidas e utilizadas por pessoas, bem como quem pode ter interesse em fazer uso delas de forma indevida são pessoas, assim ao contrário do que se pode pensar, o alvo de hackers não são os sistemas em si, mas sim as informações nele contidas e geridas e utilizadas por pessoas.

Sua empresa, escritório ou clínica deve contar com um sistema eficaz de proteção de suas informações, seja para garantir o sigilo de seus processos internos, seja para resguardar seus clientes. Além de garantir a manutenção de suas atividades frente a um eventual bug no sistema, contando com beckups de seus arquivos.

Treinamento de funcionários e terceiros colaboradores é fundamental e uma forma de garantir essa proteção com custo reduzido. Orientações simples como garantir segurança e força de senhas de acesso, não utilização de redes de wi-fi abertas e sem a devida segurança, manutenção de seus notebooks, tablets e smatphones com sistema de proteção atualizados, são formas bastante eficazes de proteger as informações de seus negócios, além de serem atitudes que independem de gasto com sistemas avançados de segurança.

Deve-se passar para o funcionário o conceito de que manter seus aparatos de trabalho protegidos é o mesmo zelo esperado dele ao ser o último a sair do escritório e lembrar de trancar a porta.

Proteger seus sistemas e informações é medida de extrema importância para garantir a longevidade e rentabilidade, além da boa reputação de seu negócio frente a seus clientes e fornecedores, que verão no comprometimento com a segurança das informações disponibilizadas e gerenciadas uma boa prática que indica seriedade e atuação ética.

 

Por: Beatriz Maia Lopes Police