LINHAS DE CRÉDITO ESPECIAIS PARA MEI’s

 

Você é um microempreendedor individual e deseja ampliar seus negócios, mas não conta com o capital para investir?

Saiba que os bancos oferecem linhas de crédito pensadas especialmente para você.

A boa notícia é que essas linhas de crédito costumam depender de menor burocracia para ser concedidas, no entanto, não pense que o simples fato de ser um MEI bastará para a concessão do almejado crédito.

O MEI que deseja obter uma linha de crédito deverá, antes de mais nada, planejar-se e avaliar a real necessidade de recorrer a um empréstimo.

Lembre-se que o valor emprestado deverá se converter em aumento de sua receita, afinal, você terá que devolver ao banco o valor que tomou emprestado, acrescido de juros e ainda obter lucro. Caso essa conta não feche, você corre o risco de sofrer prejuízos.

Antes da tomada de uma linha de crédito, pense em que área pretende investir e analise se esse investimento trará o retorno necessário. Importante também pensar no tempo que o investimento levará para render frutos. Esse ponto é fundamente para que você avalie o prazo que precisa conseguir no banco para pagamento do valor que emprestará, e que esse tempo para devolução está intimamente ligado ao valor que esse empréstimo representará em juros.

Feito isso você deverá documentar e planilhar essas informações e se possível planilhar também seu fluxo de caixa (para comprovar sua movimentação financeira). Chegar ao banco munido dessas informações, além da documentação exigida, aumentará suas chances de obter o almejado crédito.

Lembre-se que os bancos são empresas que, assim como você, visam obter lucro e ter segurança de que os valores que estão emprestando retornarão após o período contratado, acrescido dos juros acordados.

Outro ponto para o qual o microempreendedor individual deverá atentar é não confundir o seu dinheiro (pessoa física) com o dinheiro de seu negócio (MEI). Cair nessa armadilha poderá ser fatal.

Caso obtenha um crédito para o seu negócio, aplique todo o valor no negócio e siga à risca seu planejamento, dessa forma as chances de obter êxito e ver seu empreendimento crescer serão bem maiores.

Segue a relação dos bancos que oferecem linhas de crédito exclusivas para MEI’s com menos burocracia e taxas de juros diferenciadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES – através do chamado programa de Microcrédito.

Gostaria de obter crédito para ampliar seu empreendimento? Conte com nossa consultoria jurídica para planejar-se e reunir toda documentação necessária, além de avaliar os risco e oportunidades para o seu negócio.

 

Por: Beatriz Maia Lopes Police